Base de Conhecimento

Protocolos de comunicação

Prezados clientes Automatizze

Para garantir o bom funcionamento do ambiente de documentos fiscais eletrônicos o Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS) estará desabilitando protocolos de comunicação mais antigos.

Essa mudança se deve não apenas para simplificar o ambiente e aumentar sua segurança, mas também porque os protocolos mais antigos estão se tronando inviáveis nas novas versões dos sistemas operacionais dos servidores.

COMO VAI FUNCIONAR?

  • O protocolo SSL versão 1.1 será desativado entre os dias 16 e 21/01/2020;
  • O protocolo TLS versão 1.1 será desativado entre os dias 16 e 21/01/2020;
  • O protocolo TLS versão 1.0 será desativado entre os dias 21 e 30/01/2020.

MAS E AGORA? O QUE FAZER? COMO SABER SE MEU SISTEMA VAI SER AFETADO?

Pode ficar tranquilo pois nós da Automatizze montamos esse passo a passo para que você possa conferir se seu sistema será afetado e caso seja, fazer as devidas correções.

COMO CONFERIR SE MEU SISTEMA SERÁ AFETADO?

PASSO 01:

Para verificar seus protocolos de comunicação basta ir no seu menu iniciar ou apertar a tecla Windows de seu teclado

PASSO 02

Com o menu iniciar aberto basta digitar opções da internet, após isso basta clicar em opções da internet como mostra na imagem

Esta é a tela que aparece ao abrir as opções da internet.

PASSO 03:

Com o menu aberto você vai clicar em avançadas no canto superior direito, que é onde irão aparecer as opções dos protocolos de comunicação

Passo 04:

            Com o menu das avançadas aberto você vai rolar com o scroll (rodinha) do seu mouse tudo para baixo ou então vai clicar com seu mouse na barra vertical sinalizada em amarelo na imagem ao lado e arrastar tudo para baixo.

Passo 05:

            Agora com os protocolos de comunicação visíveis, basta conferir se nas suas configurações está marcado algum dos protocolos que perderá suporte nesse ano de 2020.

Como podem ver no exemplo ao lado já está marcada uma versão de SSL superior à 1.1, e TLS está na versão 1.2 que é superior tanto à 1.0 quanto à 1.1.

OBSERVAÇÕES:            

Caso em suas opções estejam marcadas as opções que vão perder o suporte basta desmarcar as opções ultrapassadas e no caso de SSL

você marca 2.0 ou superior e no TLS você marca 1.2, após isso basta no canto inferior direito clicar em aplicar, após isso próxima a caixa de aplicar se encontra a caixa escrito OK, clique em OK e está tudo pronto e você não terá problemas com protocolos de comunicação.

NÃO ESQUEÇA:

            Qualquer duvida ou problema entre em contato com o suporte Automatizze pelo Whatsapp (51) 99313-5772 ou pelo telefone (51) 3013-5560.