Base de Conhecimento

Nota Fiscal de Compra

Continuando nossa série de artigos sobre notas fiscais eletrônicas (NFe), mostraremos como efetuar a entrada de uma nota fiscal de compra.

No Director> Estoque> Notas Fiscais> Entrada> Lançamento Nota Fiscal de Compra 

nota fiscal de compra

Clique em Adicionar e em seguida selecione e operação adequada (COMPRA DENTRO ou FORA DO ESTADO). Após isso, é importante que você tenha pelo menos a chave da NFe ou o arquilo xml da NFe, sem nenhum dos dois você não conseguirá lançar a nota de entrada.


PARTE UM, LANÇANDO A NOTA POSSUINDO O XML: Existem ao menos 3 meios de dar entrada da nota no sistema, o primeiro e mais rápido que vou mostrar é quando você já possui o arquivo xml, sabendo onde o arquivo está (se você baixou do e-mail, provavelmente foi para a sua pasta de Downloads, a menos que você tenha salvo em outra pasta) você deve clicar no primeiro ícone ao lado do campo CHAVE DA NFe e então selecionar o arquivo xml da nota. 

* Se você não tiver o arquivo xml, apenas a chave da NFe, avance para a PARTE DOIS 

Após selecionar o arquivo xml, irá abrir uma caixa perguntando se você deseja visualizar a DANFE com as opções Sim e Não (é útil para confirmar de que se trata do xml correto), depois que você fechar essa opção, irá fazer o lançamento dos produtos. Caso não haja vínculo entre o produto da nota e um produto do seu estoque (geralmente na primeira compra do produto o vínculo ainda não foi criado), o sistema irá pedir para criar esse vínculo com um produto existente ou você poderá criar um cadastro do produto na hora da entrada da nota:

nota fiscal de compra vinculo de produto

Nessa tela, caso você já tenha o produto cadastrado, você deve clicar na lupa e pesquisá-lo. Se você ainda não tem o produto cadastrado, clique no botão de Inserir Produto e então realizar o cadastro do mesmo. Aqui você encontra o passo a passo de como cadastrar um produto. Nessa tela, caso você já tenha o produto cadastrado, você deve clicar na lupa e pesquisá-lo. Se você ainda não tem o produto cadastrado, clique no botão de Inserir Produto.

*Dúvidas sobre CFOP correto e tributação do produto devem ser esclarecidas com sua contabilidade. Recomendamos que consulte-os a fim de cadastrar corretamente os produtos e pagar o percentual correto de impostos. 

Agora se você já tem esse produto em seu cadastro e o vínculo já esteja formado, ao iniciar o lançamento dos itens da nota ele não mostrará a tela de vínculo de produtos e irá lançar automaticamente o produto na lista, conforme a imagem abaixo:

lista de produtos

Após lançar os itens da nota (nesse caso havia somente um, mas pode ter vários), você deve clicar em Gravar e irá pedir para confirmar, depois de clicar em Sim, irá dizer que a nota foi adicionada com sucesso e então irá aparecer a tela de Lançamento contas a pagar onde você irá informar como foi pago essa mercadoria, para ter controle do seu financeiro no sistema:

contas a pagar NFe

Lembrando que as informações com * em azul são obrigatórias. Depois de entrar com as informações e gerar as parcelas, basta clicar em Salvar e em seguida virá o último passo, a Atualização de Custos:

atualização de custos
atualização de custos

Ela aparece toda vez que alguma informação do produto tiver alguma alteração,como o código de barras, custo com imposto, etc. para então você atualizar essas informações e se necessário reajustar o valor e/ou sua margem de lucro. Basta marcar os produtos que você deseja atualizar as informações, preencher os campos desejados com a nova informação, por exemplo no Preco_venda você pode colocar o valor que deseja e então clicar em Salvar.

E pronto, você deu entrada da mercadoria no sistema, parabéns!


PARTE DOIS, LANÇANDO A NOTA SEM TER O XML: Muitas vezes ao comprar uma mercadoria o fornecedor não envia o arquivo xml da NFe, mesmo sendo obrigatório desde 2016 conforme o  Ajuste Sinief 17/16Nesses casos, você poderá realizar o download do arquivo xml dentro do Director, caso o arquivo já esteja disponível no site da Receita. O passo a passo para esse procedimento é semelhante ao descrito acima, porém você deverá clicar no segundo ícone ao lado do campo CHAVE DA NFe e então clicar em Ciência da operação, Confirmação da operação e por fim Download arquivo XML, nesta ordem:

download xml

Se o xml já estiver disponível, você irá para a tela de lançamento dos itens da nota, a partir daí o procedimento é o mesmo descrito na parte um. 

Agora se você receber uma mensagem dizendo que não foi possível localizar o arquivo xml, você deverá acessar o site da Receita clicando aqui ou na imagem abaixoinserir a chave da NFe e resolver o desafio do reCAPTCHA e então clicar em Continuar:

site Receita

Após isso, você irá para a tela de informações da nota e na última linha você encontra o botão Download do documento*, clicando nele o xml da nota irá para sua pasta de Downloads:

Feito isso, o procedimento é o mesmo da parte um, você deve clicar no primeiro ícone ao lado do campo CHAVE DA NFe e então selecionar o arquivo xml da nota. Feito isso, o procedimento é o mesmo da parte um, você deve clicar no primeiro ícone ao lado do campo CHAVE DA NFe