Base de Conhecimento

Contingência de NFCe

Nesse artigo explicaremos brevemente o modo de Contingência da NFCe e você verá como habilitar manualmente a emissão de notas em contingência, como enviar para a Receita e o que fazer caso não esteja conseguindo enviar as notas em contingência.

Contingência é um modo de emissão da NFCe para quando você não conseguir se comunicar com os servidores da Receita, pode ser por que sua internet tenha caído ou que os próprios servidores estejam com problema. 

Emitindo uma NFCe em contingência, você irá gerar a nota para o cliente e não perderá a venda! Mas fique atento ao prazo de 24h para emissão da nota, se você emitir a nota depois do prazo legal em alguns estados pode ocorrer multa.  Para mais detalhes do modo de contingência, você pode baixar o Manual de especificações técnicas da Contingêngia clicando AQUI

No Wincommerce, ao realizar uma emissão normal de NFCe o sistema tenta uma comunicação com os servidores da Receita e se consegue estabelecer a conexão a NFCe é emitida já com status de autorizada. Porém se essa conexão falha, tanto por que você pode estar sem internet como os servidores podem estar com problema, o sistema irá tentar durante algum tempo e não conseguindo estabelecer a conexão ele emite a nota em contingência. 


Se você já sabe que vai ficar sem internet por algum tempo ou que os servidores da Receita estão com problema por tempo indeterminado, é possível habilitar o modo de contingência manualmente clicando com o botão direito do mouse na área em branco e selecionando a opção “habilita contingência”, dessa forma o sistema emite as NFCe já em contingência, poupando o tempo que ele tentar realizar a comunicação (isso é útil quando você está com bastante clientes e deseja agilizar o atendimento).

NFCe Emissão normal
NFCe Emissão normal
NFCe Contingência
NFCe Contingência

Para enviar a nota para a Receita (quando sua internet ou o servidores normalizarem), você deve ir no Menu Fiscal (F5), selecionar a nota e então clicar em Enviar NFC-e:

NFCe gerenciamento

Após isso a Situação mudará para AUTORIZADA e pronto, você enviou a nota dentro do prazo!

Caso você esteja sem internet e o prazo de 24h esteja se aproximando do fim, recomendamos que você compartilhe a internet do celular com o computador, que pode ser feito através da cabo USB ou via Wifi. 

CLIQUE AQUI E PESQUISE COMO FAZER