Base de Conhecimento

Cadastro de Produtos

Para realizar o cadastro de produtos ou alterar as informações de algum produto, você deve ir em Director> Cadastros> Produto> Produto> Cadastro:

cadastro de produtos

Você também pode usar o botão de atalho, clicando no primeiro ícone de atalho: 

atalho cadastro de produtos

Ao executar um dos comandos acima, abrirá a tela de Cadastro de Produto, onde você pode navegar entre os produtos cadastrados, pesquisar produtos usando filtros, montar relatórios, adicionar e alterar informações, etc.

Para cadastrar um produto, clique em Adicionar:

cadastro de produtos tela

PARTE UM, ABA GERAL:

Feito isso, você poderá adicionar as informações do produto, começando pelo nomeem seguida os campos: Departamento, grupo, marca, subgrupoPara preencher essas informações, recomendamos que você separe os Departamentos, Grupos e Subgrupos antes de realizar o cadastro dos produtos. Você pode adicionar e alterar essas informações clicando nas folhas em branco ao lado de cada campo. Feito isso, você pode seguir para os próximos campos que são fornecedor e unidade, repare que somente as informações com * e em azul são obrigatórias, portanto não é obrigatório informar o fornecedor, mas é útil para montar relatórios etc. Já a unidade o sistema já conta com um cadastro padrão de unidades, como UN – unidade, CX – caixa, KG – quilo, etc. basta clicar na lupa para pesquisar .

O campo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), deverá ser preenchido com o código do NCM deste produto. Você pode usar a lupa para pesquisar no sistema, usar a informação presente na Nota Fiscal de compra, pesquisar na Internet, perguntar para seu contador ou usar o site do SEFAZ RS para consulta.

No campo CEST  você pode deixar em branco caso o produto não tenha Substituição Tributária (ST), caso tenha você deverá consultar seu contador sobre o CEST do produto.

No final, você terá algo parecido com isso:

informações sobre o produto

Você ainda pode clicar na aba Adicionais e marcar os campos desejados:

aba adicionais

PARTE DOIS, ABA LOJAS/CUSTOS:

A segunda etapa do Cadastro de Produtos é informar a qual ou quais lojas o mesmo pertence (no Director você pode ter mais de uma loja cadastrada, caso tenha outras empresas ou filiais), alterar informações de custos, margens e preços de venda, código de barras, referência, etc. Lembrando que somente os itens em azul são obrigatórios.

cadastro de produtos lojas e custos

Existem opções adicionais e outras abas a serem exploradas, como por exemplo a aba Imagens onde você pode inserir imagens do produto, mas o que você precisa saber para cadastrar um produto já está nesse artigo. Caso tenha mais dúvidas, em breve terão outros artigos relacionados ao Cadastro de Produtos ou você pode entrar em contato diretamente conosco via WhatsApp ou telefone!