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Cadastrar colaboradores, usuários, senhas, níveis e permissões

Para acessar o sistema, você precisa de um usuário senha. Para cadastrar usuários e senha, você precisa antes cadastrar um colaborador. É o que vamos mostrar nesse artigo.

É importante que você tenha uma política de controle de acesso para evitar que usuários não autorizados tenham acesso a áreas restritas do sistema.

Para cadastrar um colaborador, você deve ir em Director> Cadastros> Colaboradores:

cadastrar colaboradores e usuários

Após acessar a tela de Cadastro de Colaboradores você deve clicar em Adicionar e então preencher as informações do colaborador. É importante você marcar as opções corretas no campo Funções:

cadastrar colaboradores

Depois de preencher os dados, clique em Gravar e agora vamos cadastrar um nível de acesso e também as permissões que esse nível terá. Para isso, você deve ir em Director> Administração> Planos de Senhas> Níveis:

cadastrar níveis

Clique em Adicionar, preencha a descrição do nível e então clique em Gravar:

cadastrar níveis

Após isso, devemos ir em Director> Administração> Planos de Senhas> Permissões:

Nessa tela, você deve selecionar o nível desejado no canto superior direito em Níveis de Permissão e então, no lado esquerdo, você deve marcar as opções que deseja que esse nível tenha acesso.

No exemplo abaixo, estou dando permissões para que o nível “ESTOQUE” possa visualizar a tela de Movimento Manual, no menu Estoque do Director, além de poder Inserir, Alterar, Excluir, Imprimir e Consultar:

cadastrar usuários

Já no menu Financeiro, os usuários do nível “ESTOQUE” não poderão nem mesmo acessar as opções do menu Financeiro (pois é função de outros colaboradores, de outro nível):

cadastrar permissões

Assim você poderá filtrar o acesso de cada usuário ao sistema, para que um vendedor não consiga dar baixa manual no estoque, ou que um estoquista não consiga lançar contas a pagar e receber, etc.

Agora devemos criar um usuáriosenha para o colaborador criado anteriormente. Para isso devemos ir em Director> Administração> Planos de Senhas> Usuários:

cadastrar usuários

Você deve clicar em Adicionar e então selecionar o colaborador, inserir um nome de usuário, senha e por fim selecionar o nível de usuário. Após isso basta clicar em Gravar.

Após fazer login com o usuário recém criado, podemos conferir que o mesmo não tem acesso as partes do sistema que seu nível não permite. Na imagem abaixo, mesmo que o usuário tente clicar nas opções que seu nível não permite, ele não conseguirá:

sem acesso

Por fim, temos o cadastro de Permissões de gerente onde você deverá selecionar um usuário e então definir as permissões que o mesmo poderá dar quando solicitado (em determinadas situações, como zerar o estoque por exemplo, irá pedir uma segunda confirmação para executar a ação, essa confirmação se dá a partir da inserção do usuário e senha de um gerente).

Para isso você deve ir em Director> Administração> Planos de Senhas> Permissões gerente: 

permissões gerente

Clique em Adicionar, selecione o usuário que terá permissões de gerente e então defina quais permissões ele terá, como na imagem acima.


Feito isso você pode seguir cadastrando mais colaboradores, níveis, permissões e se necessário deixar mais usuários com permissões de gerente!

Se preferir você pode consultar outro artigo sobre de como cadastrar usuários aqui! Ou ainda sobre o cadastro de colaboradores aqui!